Marcadores

domingo, 2 de dezembro de 2012

Tecnologia Civil contra terremotos

Com as constantes mudanças climáticas e sobretudo as ondas de terremotos, tsunamis e furações que tem assolado o mundo nos últimos anos tem obrigado aos engenheiros a desenvolverem novas tecnologias para  minimizar os estragos que esses eventos climatológicos previsíveis, porém incontornáveis, trazem para as cidades. Muitos desses avanços na área de engenharia civil na construção de casas e prédios que resistam a esses abalos. Veja algumas dessas tecnologias.


Sistema de Pêndulo para edifícios altos


O prédio de 508m
Image Taipei 101 © Daniel M. Shih for new item on the Taipei 101 in my new Blog¡¡¡

 O sistema

o pêndulo


Amortecedores nos alicerces  paredes

Os sistemas


O uso


Sistema de Alvenaria Integral

Utilizando o sistema de treliças em aço que se conectam para formar parede, tetos e pisos formando uma malha super-resistente aos tremores. As malhas podem ser preenchida por diversos materiais da construção civil como tijolo, adobe,concreto e em caso de fissura, após o abalo, basta recompor o material de preenchimento e a estrutura voltará à sua resistência inicial. O método desenvolvido pela Universidade Politécnica de Madri, na Espanha já foi testada em várias residências de baixo custo para atender as regiões mais pobres.

Paredes super-resistentes


O uso simultâneo

Em um único prédio pode-se usar mais de uma técnicas tornando-o mais seguro possível. Neste caso o prédio é mesmo projetado para "balançar" durante o sismo de forma a não danificar as estruturas rígidas, colapsando-a!
  






fontes de fotosjmhdezhdez.com
                           ultimosegundo.ig.com.br
                          g1.globo.com
                          vibralithe.com.br
                          nipocultura.com.br






0 comentários

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...